Os pássaros constroem seu ninhos de muito modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro etc. Usam o bico como ferramenta pra construir. Escolhem os materiais e depois juntam tudo, fazendo um ninho bem aconchegante.
Veja, por exemplo, este pássaro abaixo. Contruiu o seu ninho na base da árvore cortada. Como ele é da cor da árvore e quase não se mexe, é muito difícil um predador avistá-lo.
Esta foto foi tirada no Campus da Pucc de Campinas e o ninho estava a um metro e meio de altura do chão.
A Carriça é um pássaro muito ativo, que saltita rapidamente pelo chão à cata de vermes e insetos. Seu vôo é reto para a frente e rasteiro e o seu ninho nunca está muito alto.
Põe de 5 a 8 ovos duas vezes por ano e leva de 12 a 15 dias a incubação.
Os pássaros-serpentes constroem seus ninhos em pequenas colônias, no alto das árvores, usando ramos entrelaçados e recobertos por um espesso tapete de folhas mortas. Já com 15 dias de nascidos, os filhotes podem mergulhar e salvar-se em caso de perigo.
Põe de 3 a 5 ovos uma vez por ano e leva 4 semanas a incubação.
Os Tecelões são verdadeiros artistas. Dobram e tecem milhares de fibras de capim pra fazer ninhos parecidos com cestos pendurados. Às vezes, dezenas de tecelões vivem juntos em ninhos enormes, com muitas entradas e "cômodos".
Põe de 3 a 5 ovos e leva cerca de 14 dias de incubação.
O ninho do Treparisco-cinza fica sempre num oco cavado por um Pica-pau num tronco de árvore, pois o treparisco não se dá ao trabalho de construí-lo. A boca do ninho é tapada com barro amassado com saliva, restando uma abertura suficientemente grande para o seu corpo.
Põe de 6 a 10 ovos e leva 2 semanas de incubação.
As Gaivotas de cabeça preta constroem seus ninhos em forma de taça entre os caniços ou juncos, rodeados de água, na qual os filhotes logo aprendem a nadar. Estes fazem seu primeiro vôo após cinco semanas e tornam-se independentes com a idade de dois meses.
Põe de 2 a 3 ovos e levam 23 dias de incubação.