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Como funciona uma ponte levadiça?

A ponte levadiça, no modelo clássico, usado nos castelos medievais, é uma ponte que tem uma ponta móvel e outra fixa, com apoios giratórios, alçada através de correntes ou cabos presos à ponta móvel, tracionados por roldanas acionadas por manivelas com catracas.
Fisicamente falando, trata-se de aplicação de uma força através de um cabo de manivela que aciona um dispositivo giratório que enrola os cabos e provoca o movimento. O momento provocado pelo cabo da manivela em relação ao eixo deve ser maior que a força de reação aplicada ao cabo pela ponte. Na situação inicial, esta força de reação é equivalente à metade do peso da ponte. À medida que a ponte vai sendo levantada, a força aplicada ao cabo vai sendo reduzida, pois o ângulo de inclinação da ponte provoca o acréscimo da resultante entre o peso e a reação no cabo, em direção ao apoio fixo, chegando ao ponto em que a força no cabo é nula, quando o ângulo da ponte for 90º (está em pé).
Vamos a um exemplo. A ponte pesa 500 kgf, tem 10 m de comprimento, o cabo faz 45º em relação à ponte, portanto a roldana superior onde passa o cabo está a 10 m. O cabo desce na vertical até a roldana que é acionada pela manivela. Qual seria o comprimento da manivela para suportar o peso da ponte na sua situação mais desfavorável (no horizontal)? A força vertical na ponte é 250 kgf (metade do peso total). A resultante aplicada ao cabo, à 45º é então:
250/cos45 = 354 kgf. Esta é a força inicial que a manivela tem que vencer. Supondo que o raio do cilindro que enrola o cabo seja 0,20 m, o momento aplicado é 71 kgf.m. Supondo que um homem consiga aplicar uma força de 75 kgf, o braço de alavanca teria que ser:
b = 71/75 = 95 cm. Quanto maior o braço, menor o esforço.